segunda-feira, 31 de maio de 2010

ZERO CRIANÇA FORA DA ESCOLA


Campanha mundial quer zerar o número de jovens fora da escola até 2015

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Educação
No Rio de Janeiro

Representando atletas que colaboram com a campanha (tais como Raí, Rivelino, Rogério Ceni, Júnior, Sócrates e Basílio), o ex-jogador Zico participou do lançamento no Brasil da campanha mundial “1Gol: Educação para Todos”. A principal meta da iniciativa é zerar até 2015 no mundo inteiro o número de jovens fora da escola. Segundo a iniciativa, em todo o mundo, 72 milhões de crianças em idade para cursar o ensino fundamental não possuem acesso à educação. No Brasil, 10% das pessoas com mais de 15 anos são analfabetas, isto é, 13,9 milhões de cidadãos.

“Se somos campeões da bola, por que não também sermos campeões da educação?”, diz o ex-jogador. “Só tive sucesso devido à ótima educação que tive dentro de casa, com meus professores, na escola. Isso foi fundamental para eu chegar onde cheguei”, ressaltou.

Divulgação
Zico participa de lançamento no Brasil da campanha mundial “1Gol: Educação para Todos”

Daniel Cara, diretor da CGE (Campanha Global pela Educação) e coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, frisa que embora o Brasil já esteja entre as maiores potências econômicas globais, o País ocupa hoje a 88ª colocação no ranking mundial da educação. Pouco mais da metade (53,8%) dos brasileiros que ingressam no ensino fundamental conseguem concluí-lo.

“Muito foi feito em termos de compromisso formal, mas houve poucas realizações. Nossa principal aposta é a de que os governantes mudam quando a sociedade pressiona. Queremos que todos saibam que educação é um direito que não está sendo cumprido, nem respeitado”, explica o diretor, enfatizando a escolha do futebol como fator de mobilização social.

A campanha conta com o apoio de políticos, atletas e grupos sociais. A Fifa e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) também são parceiros. Uma das metas da campanha é colher 30 milhões de assinaturas pelo mundo. No Brasil, o objetivo é alcançar 1 milhão. Mas Cara está otimista. Ele revela que já há 600 mil assinaturas e lança um desafio ainda maior: chegar a 1,6 milhão de signatários.

“1Gol: Educação para Todos” pretende ainda pressionar o governo nacional na direção de um aumento de cerca de R$ 30 bilhões no investimento anual destinado à educação, ultrapassando os 5% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 2008, os recursos destinados à área representaram 4,7% do PIB. A média dessa taxa entre os países desenvolvidos é de 6,2%.

A diretora da Unesco, Irina Bukova, prestigiou o lançamento. “Educação é crucial para o desenvolvimento. Porque não se pode alcançar a diminuição da pobreza, igualdade de gênero, saúde, sem a educação”, destacou Bukova.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, reforçou a urgência da regularização do piso salarial para docentes. “Para haver o resgate da valorização e dignidade da educação, é preciso haver valorização profissional. Hoje, só 2% dos jovens querem ser professores”, pressionou a senadora.


FONTE: www.educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário