DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO VESTIBULAR
...............................................................................................................
A professora Maria Aparecida Custódio, do Objetivo. (Objetivo)Saiba mais» Professor dá dicas sobre atualidades no vestibular
......................................................
A redação nos grandes vestibulares pode eliminar muito candidato. Na UniversidadeEstadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, ela já aparece na primeira fase eseleciona os estudantes com melhor expressão. Pensando nisso, a professora MariaAparecida Custódio, do curso Objetivo, explicou o que é fundamental num texto.Confira as dicas principais para se dar bem na prova.Confira a íntegra do chatE vale o recado da professora: “Nunca se esqueça de fazer um rascunho da redação,resolver as questões da prova e, depois, voltar ao rascunho. Assim, você vai ter asidéias mais claras. E lembre-se de que a leitura é que faz um bom escritor”.Quais são os erros mais comuns nas redações de vestibular?Os erros mais comuns são de inadequação ao tema. Por isso, o candidato deve ficaratento ao assunto cobrado. O tipo de texto também costuma ser confundido:normalmente é uma dissertação, mas há candidatos que fazem narração ou poesia.Por último, é preciso tomar cuidado com o uso da linguagem oral, que desqualifica o vestibulando.Depois do surgimento da internet a qualidade dos textos dos vestibulandos piorouou melhorou?Não piorou. O cursinho tem pesquisas que mostraram que o aluno que adquire opadrão culto na escola sabe separar a linguagem do cotidiano e a linguagem culta.Há quem use a linguagem informal e misture no vestibular, mas é raro.Existe algum tipo de técnica para melhorar a redação?A leitura de textos diversificados pode ajudar. Valem textos de jornais, revistas,clássicos da literatura, tiras, gibis, filosofia, mitologia. Quanto maior o repertóriocultural, maior a possibilidade de fazer uma redação diversificada. Além da leitura,vale fazer cópia dos editoriais de jornais. Eles são textos dissertativos e com elesvocê apreende a estrutura. Outra coisa importante é entrar no site da universidadepara a qual você se inscreveu e ver os temas das redações de vestibulares anteriores.Que estruturas devem ser evitadas na redação?Tudo o que foi consagrado pelo uso popular não é apropriado para o texto escolar.O clichê –como "colocar tudo em pratos limpos" ou "se melhorar, estraga"- facilitama comunicação, porque economizam o tempo. Mas o vestibular requer um outro padrãode língua.Se o estudante usar o clichê, vai mostrar que tem vocabulário reduzido e enfraquece otexto.Citações podem ser usadas? Fazer analogias e comparações é correto?Elas são um recurso legítimo e pertinente, desde que não forcem a barra.Muitos candidatos decoram citações de cientistas e pensadores e usam isso gratuitamente,o que é ruim. Mais de uma citação também deve ser evitada. As analogias funcionam bem quando permitem elucidar a questão. São recursos legítimos.Como ser inédito na prova sem correr riscos?Muitas universidades buscam um tipo específico de originalidade na montagem dasidéias,por exemplo. Também consideram os elementos que o candidato coloca comoos de maior relevância no texto. A banca espera marcas de autoria e o vestibulandodeve se envolver no texto com seu próprio repertório. Quando a banca pede um"olhar novo sobre o tema", o candidato deve recorrer à memória, e buscar o que tenharelação com o tema.Como descubro temas prováveis de aparecerem nas provas?Você pode pesquisar a tendência do vestibular no site da universidade para a qual vocêse inscreveu. Isso pode dar uma idéia do formato ou estilo de prova, não do assunto.A Fuvest tem proposto temas abstratos, como amizade, por exemplo. Assim você podetreinar com aqueles temas mesmo, usados nos anos anteriores.Para um texto de 25 linhas quantos argumentos devemos usar?Depende do tamanho da introdução e da conclusão. Se você gastar quatro ou cinco linhasem cada, deve explorar no máximo três argumentos, não mais do que isso.Não é possível listar uma série de argumentos sem se aprofundar em nada.Muita informação em um texto dissertativo pode prejudicar?Com certeza. O que é avaliado não é a quantidade de informação que você tem sobre o assunto. O ideal é selecionar os melhores argumentos, mais úteis e apropriados ao projetode texto.O uso de termos estrangeiros (do economês, do internetês) é aceitável numa redação?Os termos estrangeiros devem ser evitados, caso já exista algum em português.Se não houver equivalente, recorra a eles, mas entre aspas. E terminologias muitoespecíficas devem ser evitadas.Dissertar sobre um tema político sob uma ideologia compromete a redação?Em um primeiro momento, todos os vestibulares afirmam que o candidato pode seposicionar como quiser, mas eles não são aceitam radicalismos.É preciso tomar cuidado com texto planfetário. Já caiu o neo-nazismo e neo-fascismono vestibular, e certamente, o texto que defendeu essas idéis foi eliminado por ir contraos direitos humanos.Colocar título nos textos é imprescindível? É verdade que muitos vestibulares descontam pontos de redações sem título?O que se percebe é que muitos candidatos esquecem do título e tiram nota máxima.O título, de modo geral, não é tão importante. Mas pode acontecer de cobrarem títuloem alguns vestibulares.Em uma dissertação é necessário colocar o lado positivo e o negativo do assunto?Não há essa obrigatoriedade. Se você resolver, no seu texto, falar dos dois aspectos,precisa ter um espaço para expôr o seu ponto de vista. Não se isente jamais.A sua forma de pensar é o que a banca examinadora quer conhecer.Como demonstrar erudição na redação e não parecer estar apenas floreando?Não fazendo uso de vocabulário pomposo, artificial, arcaico. Use a linguagem de padrãoculto, mas de um estudante recém saído do ensino médio. A erudição é mostrada com asfontes a que você recorre, como livros e filmes, por exemplo.Qual a melhor opção para escolher em uma prova de vestibular: narração ou dissertação?A melhor opção é aquela que você treinou mais.Se você não tiver treinado bastante narração, por exemplo, não teste sua habilidadenessa hora.O que posso fazer para não ter um "branco" na hora de pensar o que vou escrever na redação?O importante é ler atentamente o enunciado da banca.Você vai sublinhar as palavras-chave e, ao lado do texto do enunciado, vai escrevercom suas palavras o que entendeu. Depois disso, perceba a relação entre os textos,para que você identifique qual é o tema.É importante fazer um esboço ou rascunho antes de resolver as outras questões da prova, e aí, quando você volta para a redação, melhora o rascunho, lê o enunciado de novo, faz uma revisão da parte de estrutura e ortografia e passa o texto a limpo.......................................................................................................................
EDUCAÇÃO FAZ A DIFERENÇA: PORQUE SE EDUCAR FAZ BEM.
MARCOS CARVALHO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário