terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ESTUDAR - UMA NECESSIDADE PERMANENTE

Os gregos diziam que a linha que separa o comum do especial é a vontade. Por que estamos dizendo isso? Simplesmente por que hoje vamos falar de estudar para superar desafios e atingir metas, pois quem não avança no conhecimento, permanece no mesmo lugar.Vamos falar, principalmente, das exigências do mercado de trabalho do mundo globalizado que, com o aumento da competitividade, as empresas têm priorizado a excelência.
Não são poucas as transformações do mercado de trabalho, que oferecem espaço cada vez menores. E isso exige de todos, sem distinção de classe, cor, idade, ampla flexibilidade e adaptabilidade às novas regras. O mundo moderno traz, a cada dia, novos problemas que exigem novas respostas. Além disso, o conhecimento fica obsoleto muito rapidamente. O que aprendemos hoje provavelmente não servirá daqui à cinco anos. Mesmo porque, até 2020, o Brasil deverá ser o 11º país mais competitivo do mundo, superando França, Itália, Canadá, Inglaterra e Espanha. Hoje em dia, a massa de conhecimento do mundo dobra a cada dois anos. Nos próximos 10 ou 15 anos, dobrará a cada 80 dias.
Sendo assim, mudam-se paradigmas e crenças, transformam-se as relações de trabalho, alterando-se o perfil dos profissionais que atuarão nesse novo mercado. Para fazer frente a esse novo desafio do mundo do trabalho, já não bastam graduação e pós-graduação. O estudo deve ser permanente.Tudo isso para estar em sintonia com essa nova realidade. E, para alcançarmos essa excelência em qualificação profissional, será necessário estudar, aprimorar, principalmente depois dos 40, sendo a superação pessoal a principal meta.Fazemos parte da sociedade do conhecimento e não podemos nos limitar ao que sabemos, pois o homem só evolui quando ultrapassa “seus” limites. E se fizermos sempre a mesma coisa, alcançaremos exatamente os mesmos resultados. Temos de empurrar os nossos limites para frente. Para isso, a facilidade e a variedade de cursos oferecidos são muitas. Tudo isso para capacitar o novo profissional.E o que podemos dizer para aqueles que dizem que já estudaram o suficiente? Uma resposta óbvia: o mundo exige, e o profissional estará fora deste mercado se não se preparar e se qualificar permanentemente.
Portanto, se você já estuda, siga em frente. Em caso contrário, retorne aos estudos, alimente o desejo pelo conhecimento. Capacite-se profissionalmente. Estimule sua vontade para estudar e ela fará você vencer tanto aos 20 como aos 40, ou mesmo depois. Não há limites para o crescimento intelectual.

JOSENIA ANTUNES VIEIRA - DOUTORA EM LINGUISTICA - PROFESSORA UNIVERSITÁRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário