terça-feira, 27 de janeiro de 2009
E D I T O R I A L
PRÊMIO EDUCACIONAL
.............................................
O colunista Alexandre Schneider conta que foi convidado pela polícia de Nova York para uma reunião semanal de metas com o chefe-geral da polícia e os distritais daquela cidade. Um a um, cada chefe de polícia apresenta os resultados de sua jurisdição e é questionado pelo chefe e por seus assesores. Um deles, indagado sobre a redução de índices criminais em seu distrito, não soube explicar com clareza a que se devia tal resultado. Foi chamada a sua atenção já que se ele não sabia por que as coisas iam bem, talvez não estivesse preparado para reagir ao revés de um mau resultado futuro nem para compartilhar com seus colegas as ações que levaram ao seu sucesso. Tal episódio, segundo ele, mostra que não se implementa uma política pública sem a participação e o compromisso de seus executores, que estão na ponta; e não se constrói a mudança sem clareza e sem metas pactuadas com os responsáveis por atingi-las.
A propósito disso, o Ministério da Educação, ao anunciar seu Plano de Desenvolvimento da Educação nos dá a boa notícia de que voltará a priorizar a educação básica e procura, com base em indicadores, definir metas de desempenho para todos os sistemas de educação do País.Um dos pontos desse plano prevê o repasse adicional de recursos a escolas em que se observa uma melhora em seu desempenho, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, um indicador que combina os resultados dos alunos, os índices de evasão e repetência.Outro ponto de grande enteresse é o investimento inicial diferenciado a ser feito nos 1000 municípios com pior performance educacional pelo Ideb, que receberão esse incentivo apenas no primeiro momento.
A partir de então eles passaram a ser avaliados e premiados conforme a melhora de seusíndices.Essa ação facilitará a adesão ao pacto proposto pelo Mec e evitará o risco de aprofunda as distâncias entre escolas públicas.
Este princípio de avaliação e premiação diferenciada por resultados pode ser aplicada em grande parte dos programas de forte impacto social,como o Programa Saúde da Família, o Bolsa Família e outros.Seria um grande avanço.
ROBERTO CLÁUDIO ( Professor universitário)
...................................................................................
comunique-se conosco: mcbimbim26@gmail.com
PORQUE SE EDUCAR FAZ BEM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário