sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

E D I T O R I A L


Se o professor ensinasse...

Se o professor do ensino básico da escola pública ensinasse, essa escola não produziria analfabetos escolarizados.
Se o professor ensinasse, os alunos saberiam ler no final da segunda série, recebendo com a leitura sua carta de alforria para aprender o que quisessem. Se professor ensinasse, os alunos da oitava série saberiam ler, escrever e contar muito além dos conhecimentos que deveriam dominar desde o final da quarta série. Se o professor ensinasse, a escola seria autenticamente democrática porque os alunos estariam preparados para a cidadania, o mercado de trabalho e uma vida digna, não porque votam em eleições clientelistas para diretor. Se o professor ensinasse, eu não estaria escrevendo este artigo no começo do ano letivo e poderia me entregar ao carnaval, feliz da vida porque estaria sonhando com uma realidade mais bonita do que meu próprio sonho.
Sei que se eu tivesse juízo não estaria a escrever as”besteiras” que acabei de alinhavar ( besteiras que somente vão me criar desafetos) porque deveria saber o que todo mundo sabe: que a culpa pela má ou mesmo não aprendizagem do aluno não é o professor; ela é do sistema, isto é, dos políticos, do presidente da República, do governador dos Estado, do prefeito, dos pais e dos próprios alunos que não valorizam a educação. Dos alunos sobretudo, eles que não querem nada! Que a culpa é dos salários baixos, das más condições de trabalho, enfim de tudo e todos menos do professor. Que todos esses fatores têm responsabilidade na péssima qualidade do ensino básico público e em grande parte do ensino privado, não tenho nenhuma dúvida, o que não me leva a absolver o professor de qualquer culpa.

Muito pelo contrário.

ANDRÉ HAGUETTE – Sociólogo.
E tome futebol, forró e carnaval.
Tudo pela educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário