''Melhor''ou ''mais bem''?
Por Thaís Nicoleti
"O governo avalia que ele será melhor aproveitado como o principal executivo do instituto."
A palavra "melhor" pode ser o adjetivo equivalente a "mais bom" ou o advérbio equivalente a "mais bem". Assim, são corretas frases como "Ele escreve melhor do que ela" (mais bem) e "Seu texto é melhor que o dela" (mais bom).
Aprende-se, normalmente, a não empregar as sequências "mais bem" e "mais bom", tidas como "erradas". Ocorre que tanto uma como a outra têm sua ocasião de uso.
Emprega-se acertadamente o sintagma "mais bem" diante de verbos no particípio, como o da frase em epígrafe: "... ele será mais bem avaliado..." e o sintagma "mais bom" em situações como "Ele é mais bom que inteligente", em que se comparam dois atributos do mesmo ser.
Também não se aglutina o advérbio mais aos adjetivos "bom" e "boa" em expressões como "mais boa vontade", "mais bom gosto", "mais bom senso" etc. O motivo disso é o fato de o intensificador referir-se ao sintagma como um todo, não apenas ao adjetivo.
O mesmo se verifica nos casos em que o advérbio "mais" modifica sintagmas formados dos advérbios "bem" e "mal" seguidos de particípios: "Ele é mais
Veja, abaixo, a correção do texto:
O governo avalia que ele será mais bem aproveitado como o principal executivo do instituto.
FONTE: http://educacao.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário