Cuidar dos pêlos do seu corpo pode ser como aparar a grama no verão. Você dedica uma tarde para a tarefa, e quando vê, a grama cresceu e você está carregando o cortador de grama para fora novamente. Quando você está cuidando da aparência de seu corpo, há sobrancelhas para acertar, bigodes para aparar e penteados para preparar diariamente. O homem comum gasta mais de um mês de sua vida barbeando-se. Mulheres depilam suas pernas por centenas de horas para, meticulosamente, tirar milhares de pêlos indesejados.

O homem comum gasta mais de um mês de sua vida barbeando-se
iStockphoto
O homem comum gasta mais de um mês de sua vida barbeando-se

Embora os pêlos que vemos do lado de fora de nossos corpos possam parecer estar crescendo ativamente, a ação real se passa abaixo da superfície da nossa pela, ou epiderme. As células dentro dos folículos pilosos se dividem e se multiplicam, e à medida que o espaço dentro do folículo é preenchido, ele empurra células mortas para fora. Depois que essas células velhas endurecem e deixam o folículo, elas formam a haste capilar. A haste é composta, em sua maioria, por tecido morto e uma proteína chamada queratina.

Mas os pêlos do corpo humano não crescem indefinidamente - se esse fosse o caso, você provavelmente se pareceria com o Coisa, do seriado "Família Adams". Em vez disso, cada pêlo passa pelas fases ativo e descanso. O processo da divisão celular que aumenta o comprimento da haste do cabelo é a fase ativa, ou ciclo anágeno. Dependendo do tipo do pêlo, o ciclo anágeno continua por período de 3 a 6 anos, e em seguida diminui para a fase de descanso, ou ciclo telógeno. Como seu cabelo é feito de matéria morta, ele cai durante a fase telógena. Essas durações variáveis de crescimento explicam por que os pêlos de sua cabeça crescem mais do que os dos seus braços. A fase ativa dos pêlos do corpo geralmente dura apenas uns poucos meses, enquanto a fase ativa do seu escalpo dura alguns anos.

As diferenças nas fases de crescimento, no tamanho dos folículos pilosos e da densidade das hastes capilares também definem os diferentes tipos de pêlos do corpo humano. No útero, os fetos são cobertos por cabelos minúsculos chamados lanugo. Logo após o nascimento, os bebês têm uma penugem, ou melhor, pêlos sem pigmento, pelo corpo. Quando a puberdade chega, as penugens dão lugar para os pêlos finais grossos em lugares como axilas e genitais. Os pêlos mais longos e finos da cabeça, sobrancelhas e cílios também são finais.

Calcule essas categorias de pêlos do corpo em uma pessoa comum e você terá até 5 milhões de pêlos individuais. A vida não seria mais simples se você fosse inteiramente careca, desprovido de pêlos?

FONTE: www.uol.com.br