NÃO ESTOU ENTENDENDO. CADÊ A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE TÃO PROPAGADA PELO GOVERNO DO CEARÁ , QUE CUSPIU NA CARA DOS PROFESSORES E AGORA ESTÁ SENDO MOSTRADO PARA TODO O MUNDO O QUANTO EDUCAÇÃO NÃO É, NUNCA SERÁ PRIORIDADE ?.
AGORA COM A PALAVRA O GOVERNO DO ESTADO E SEUS SEGUIDORES: OS DEPUTADOS, QUE SEMPRE DIZEM AMÉM.
PROFESSORES DE TODO O CEARÁ: UNÍ-VOS.
<<<<<<<>>>>>>>
Estudantes do
Ensino Médio
- não sabem ler
De acordo com dados do
Sistema Permanente de Avaliação
de Educação Básica do Ceará
(Spaece) 2008,80% dos estudantes
do Ensino Médio que se
submeteram à avaliação tiveram
rendimento crítico ou muito
crítico.
Na avaliação de Matemática
os números são alarmantes,
uma vez que 85% dos estudantes
não têm domínio sobre
as quatro operações matemáticas
e somente 2,5% atingiram o
nível desejado.
Em relação a Língua Portuguesa,
80% dos alunos de Ensino
Médio das escolas públicas
do Estado só lêem frases curtas
na ordem direta e não sabem
desenvolver textos simples. Apenas
2,8%atingiram onível desejado
na avaliação.
O Diário do Nordeste denunciou,
com exclusividade, nas edições
de segunda (13) e terça-feira
(14) que a educação e saúde
são as áreas que mais enfrentam
problemas em Fortaleza.
Para a secretária da Educação
Básica, Izolda Cela, o baixo
índice de eficiência dos estudantes,
está relacionado com a falta
de base escolar, ou seja os alunos
chegam ao Ensino Médio
coma aprendizagem defasada.
Ela associa o baixo desempenho
da aprendizagem com a necessidade
do jovem entrar no
mercado de trabalho precocemente
e o crescente número de
adolescentes que se envolvem
com droga e marginalidade.
“Todos esses aspectos em conjunto
terminam impactando na
escola. Precisamos qualificar
nossos professores, e expandir o
númerode escolas no Estado”.
Ainda segundo a secretária,
49 novas escolas de Ensino Médio
estão sendo construídas no
Ceará, principalmente nas zonas
rurais, onde o problema da
evasão é maior. “O índice de
abandono no Estado é de 19%.
Nas zonas rurais, temos o agravante
do sistema de transporte
ruim, por isso precisamos de
mais escolas”, destaca.
Plano de Metas
Na tentativa de uma solução
para a situação, diretores escolares
apresentaram Plano de Metas,
que servirá como base para
acompanhamento da escolas públicas.
“Com o “Plametas” iremos
acompanhar a evolução
das matriculas do Ensino Médio,
a redução do abandono e os
indicadores de aprendizagem”,
ressalta Izolda Cela.
Para Plácido José de Sousa,
diretor do Liceu de Maracanaú,
todos os gestores recebem um
diagnóstico mostrando os índicede
aprendizagemde sua escola,
do Estado e do País, ele ressalta
a importância do Plano de
Metas. “Se todos os gestores conseguirem
atingir os objetivos do
Plano de Metas, a educação no
Ceará melhoraria em um curto
espaçode tempo”, observa.
ENQUANTO ISSO...
Os estudantes da Escola de Ensino
Fundamental e Médio Clóvis
Beviláqua aguardam há cinco
meses a conclusão da reforma
do prédio, situado na Avenida
Dom Manuel, Praia de Iracema.
Iniciada em maio e com previsão
de entrega no prazo de um
mês, a obra se estende até os
dias de hoje e só deve ser finalizada
daqui a 20 dias.
Os mais de 700 alunos estavam provisoriamente
assistindo
às aulas em um prédio na Rua J
da Penha, alugado pela Secretaria
da Educação do Estado (Seduc).
Para complicar a situação,
neste mês de setembro, o proprietário
do imóvel não quis renovar
o contrato. Como a obra
não terminou, os estudantes
vão passar toda a semana sem
freqüentar o ambiente escolar.
Segundo o gerente do Núcleo
de Engenharia da Seduc, Sérgio
Carvalho, na próxima segunda,
sete salas de aula já estarão
prontas para o retorno letivo. “A
proposta inicial era de reconstruir
apenas o teto, mas vimos a
necessidade de fazer uma grande
obra para adequar à escola a
um padrão satisfatório. O prédio
era muito antigo e já que
decidimos manter as características
originais do projeto
arquitetônico. O trabalho levou
mais tempo que o esperado”.
A escola funcionava nos três
turnos. Os alunos matriculados
no período da noite foram encaminhados
para o Colégio Justiniano
de Serpa, mas devem retornar,
como os demais, na próxima
segunda para a escola de
origem.
A reposição das aulas que serão
perdidas nesta semana, enquanto
aguardam a liberação
do prédio, deve acontecer até o
fim do ano, assegura a superintendente
das escolas de estaduais
de Fortaleza, Lúcia Gomes.
Para algumas escolas, o
ano letivo prosseguirá até abril.
de 2010.
A restauração do tradicional
Colégio Clóvis Bevilaqua já se
fazia necessária. Depois de mais
de 90 anos de funcionamento
sem reforma na estrutura, a escola
recebeu nova cobertura, piso,
pintura e restauração de portas
e janelas.
Duas etapas compõem a reforma
do prédio centenário. A
primeira foi feita em algumas
salas de aula e parte da administração.
Na segunda fase, devem
ser concluídos diretoria, sala
dos professores e banheiros.
Ainda de acordo com Sérgio
Carvalho, mais de 21 milhões
de reais já foram investidos este
ano na reforma das escolas estaduais.
E estão previstas mais obras
em 50 escolas até o fim ano. “Já
estão garantindo R$ 10 milhões
para este orçamento e estamos
aguardando a liberação de mais
R$ 6 milhões”.
Somente para coberturas
emergenciais de telhados das
escolas já foram gastos R$ 8
milhões. As primeiras unidades
escolares a receberem reformas
em Fortaleza serão o Liceu de
Messejana, Escola Iracema, Matias
Beck, Mariano Martins .
MATÉRIA NA ÍNTEGRA : FONTE: Diário do Nordeste ( 16 de setenbro de 2009)
ps. É INCRÍVEL COM A CULPA SEMPRE É DO PROFESSOR, AS ESCOLAS ESTÃO CAINDO AOS PEDAÇOES, AS CONDIÇÕES SÃO DE INTEIRA POBREZA E O PROBLEMA É SEMPRE O PROFESSOR.
PAREM COM ISTO, SENHORES DONO DO PODER COLOQUEM UM PARENTE SEU NA ESCOLA PÚBLICA, FAÇA ISTO, E DUVIDO QUE UMA REFORMA DE 1 MÊS DURE 10 ANOS.
" NO CEARÁ TEM DISSO SIM"
Nenhum comentário:
Postar um comentário