quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NÃO SE ASSUSTE: É NO CEARÁ

NÃO ESTOU ENTENDENDO. CADÊ A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE TÃO PROPAGADA PELO GOVERNO DO CEARÁ , QUE CUSPIU NA CARA DOS PROFESSORES E AGORA ESTÁ SENDO MOSTRADO PARA TODO O MUNDO O QUANTO EDUCAÇÃO NÃO É, NUNCA SERÁ PRIORIDADE ?.

AGORA COM A PALAVRA O GOVERNO DO ESTADO E SEUS SEGUIDORES: OS DEPUTADOS, QUE SEMPRE DIZEM AMÉM.

PROFESSORES DE TODO O CEARÁ: UNÍ-VOS.

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Estudantes do

Ensino Médio

  • não sabem ler
  • De acordo com dados do

    Sistema Permanente de Avaliação

    de Educação Básica do Ceará

    (Spaece) 2008,80% dos estudantes

    do Ensino Médio que se

    submeteram à avaliação tiveram

    rendimento crítico ou muito

    crítico.

    Na avaliação de Matemática

    os números são alarmantes,

    uma vez que 85% dos estudantes

    não têm domínio sobre

    as quatro operações matemáticas

    e somente 2,5% atingiram o

    nível desejado.

    Em relação a Língua Portuguesa,

    80% dos alunos de Ensino

    Médio das escolas públicas

    do Estado só lêem frases curtas

    na ordem direta e não sabem

    desenvolver textos simples. Apenas

    2,8%atingiram onível desejado

    na avaliação.


    O Diário do Nordeste denunciou,

    com exclusividade, nas edições

    de segunda (13) e terça-feira

    (14) que a educação e saúde

    são as áreas que mais enfrentam

    problemas em Fortaleza.

    Para a secretária da Educação

    Básica, Izolda Cela, o baixo

    índice de eficiência dos estudantes,

    está relacionado com a falta

    de base escolar, ou seja os alunos

    chegam ao Ensino Médio

    coma aprendizagem defasada.

    Ela associa o baixo desempenho

    da aprendizagem com a necessidade

    do jovem entrar no

    mercado de trabalho precocemente

    e o crescente número de

    adolescentes que se envolvem

    com droga e marginalidade.

    “Todos esses aspectos em conjunto

    terminam impactando na

    escola. Precisamos qualificar

    nossos professores, e expandir o

    númerode escolas no Estado”.

    Ainda segundo a secretária,

    49 novas escolas de Ensino Médio

    estão sendo construídas no

    Ceará, principalmente nas zonas

    rurais, onde o problema da

    evasão é maior. “O índice de

    abandono no Estado é de 19%.

    Nas zonas rurais, temos o agravante

    do sistema de transporte

    ruim, por isso precisamos de

    mais escolas”, destaca.


    Plano de Metas

    Na tentativa de uma solução

    para a situação, diretores escolares

    apresentaram Plano de Metas,

    que servirá como base para

    acompanhamento da escolas públicas.

    “Com o “Plametas” iremos

    acompanhar a evolução

    das matriculas do Ensino Médio,

    a redução do abandono e os

    indicadores de aprendizagem”,

    ressalta Izolda Cela.

    Para Plácido José de Sousa,

    diretor do Liceu de Maracanaú,

    todos os gestores recebem um

    diagnóstico mostrando os índicede

    aprendizagemde sua escola,

    do Estado e do País, ele ressalta

    a importância do Plano de

    Metas. “Se todos os gestores conseguirem

    atingir os objetivos do

    Plano de Metas, a educação no

    Ceará melhoraria em um curto

    espaçode tempo”, observa.


    ENQUANTO ISSO...

    Os estudantes da Escola de Ensino

    Fundamental e Médio Clóvis

    Beviláqua aguardam há cinco

    meses a conclusão da reforma

    do prédio, situado na Avenida

    Dom Manuel, Praia de Iracema.

    Iniciada em maio e com previsão

    de entrega no prazo de um

    mês, a obra se estende até os

    dias de hoje e só deve ser finalizada

    daqui a 20 dias.

    Os mais de 700 alunos estavam provisoriamente

    assistindo

    às aulas em um prédio na Rua J

    da Penha, alugado pela Secretaria

    da Educação do Estado (Seduc).

    Para complicar a situação,

    neste mês de setembro, o proprietário

    do imóvel não quis renovar

    o contrato. Como a obra

    não terminou, os estudantes

    vão passar toda a semana sem

    freqüentar o ambiente escolar.

    Segundo o gerente do Núcleo

    de Engenharia da Seduc, Sérgio

    Carvalho, na próxima segunda,

    sete salas de aula já estarão

    prontas para o retorno letivo. “A

    proposta inicial era de reconstruir

    apenas o teto, mas vimos a

    necessidade de fazer uma grande

    obra para adequar à escola a

    um padrão satisfatório. O prédio

    era muito antigo e já que

    decidimos manter as características

    originais do projeto

    arquitetônico. O trabalho levou

    mais tempo que o esperado”.

    A escola funcionava nos três

    turnos. Os alunos matriculados

    no período da noite foram encaminhados

    para o Colégio Justiniano

    de Serpa, mas devem retornar,

    como os demais, na próxima

    segunda para a escola de

    origem.

    A reposição das aulas que serão

    perdidas nesta semana, enquanto

    aguardam a liberação

    do prédio, deve acontecer até o

    fim do ano, assegura a superintendente

    das escolas de estaduais

    de Fortaleza, Lúcia Gomes.

    Para algumas escolas, o

    ano letivo prosseguirá até abril.

    de 2010.

    A restauração do tradicional

    Colégio Clóvis Bevilaqua já se

    fazia necessária. Depois de mais

    de 90 anos de funcionamento

    sem reforma na estrutura, a escola

    recebeu nova cobertura, piso,

    pintura e restauração de portas

    e janelas.

    Duas etapas compõem a reforma

    do prédio centenário. A

    primeira foi feita em algumas

    salas de aula e parte da administração.

    Na segunda fase, devem

    ser concluídos diretoria, sala

    dos professores e banheiros.

    Ainda de acordo com Sérgio

    Carvalho, mais de 21 milhões

    de reais já foram investidos este

    ano na reforma das escolas estaduais.

    E estão previstas mais obras

    em 50 escolas até o fim ano. “Já

    estão garantindo R$ 10 milhões

    para este orçamento e estamos

    aguardando a liberação de mais

    R$ 6 milhões”.

    Somente para coberturas

    emergenciais de telhados das

    escolas já foram gastos R$ 8

    milhões. As primeiras unidades

    escolares a receberem reformas

    em Fortaleza serão o Liceu de

    Messejana, Escola Iracema, Matias

    Beck, Mariano Martins .


    MATÉRIA NA ÍNTEGRA : FONTE: Diário do Nordeste ( 16 de setenbro de 2009)


    ps. É INCRÍVEL COM A CULPA SEMPRE É DO PROFESSOR, AS ESCOLAS ESTÃO CAINDO AOS PEDAÇOES, AS CONDIÇÕES SÃO DE INTEIRA POBREZA E O PROBLEMA É SEMPRE O PROFESSOR.

    PAREM COM ISTO, SENHORES DONO DO PODER COLOQUEM UM PARENTE SEU NA ESCOLA PÚBLICA, FAÇA ISTO, E DUVIDO QUE UMA REFORMA DE 1 MÊS DURE 10 ANOS.

    " NO CEARÁ TEM DISSO SIM"

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