domingo, 22 de novembro de 2009
MANHÃ DE EDUCAÇÃO NO COLÉGIO MUNICIPAL - CRATO
foto: Marcos Carvalho
Numa manhã de debates sobre os novos rumos pedagógicos do Colégio Municipal do Crato, Quando os Professores e Direção se reuniram para traçar os caminhos para 2010.
Com muitas idéias inovadoras e sonhos todo o grupo debateu, fechou propostas e se mostrou unido para um novo desafio: 2010.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR
Alunos deixam de ir à escola
VISTORIA INICIAL constata que, dos 29 ônibus avaliados, 28 apresentaram graves irregularidades
Limoeiro do Norte As aulas em 11 escolas públicas desse município ficaram comprometidas por toda esta semana devido ao alto índice de irregularidade constatada nos ônibus escolares, após inspeção realizada pela Comissão de Vistoria dos Transportes Escolares de Limoeiro do Norte. Esse núcleo foi criado depois que uma criança morreu após cair num buraco que havia no piso de um ônibus.
De 29 ônibus avaliados segunda-feira passada, 28 estavam sem todos os itens de segurança exigidos para esse tipo de transporte. Ontem pela manhã, uma nova inspeção em dez dos veículos reprovados encontrou melhorias e esses foram liberados para funcionamento. Na próxima segunda-feira, será a vez dos demais 18 veículos.
A previsão é de que, no próximo dia 23 de novembro, as aulas sejam retomadas. Isso deve acontecer após a segunda inspeção em 18 dos veículos reprovados e cujos proprietários estão colocando novas peças e fazendo ajustes mecânicos.
Dificuldade de acesso
Pelo menos duas escolas públicas municipais da zona urbana e oito da zona rural tiveram as aulas suspensas porque os alunos não tinham como chegar até elas. Também a Escola Estadual Lauro Rebouças de Oliveira foi afetada pela paralisação dos transportes. Quase todos os ônibus escolares passaram esta semana parados, desde que foram reprovados na primeira inspeção realizada por uma comissão constituída por representantes da Câmara Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento e Infra-Estrutura, da Secretaria da Educação e do Departamento Municipal de Trânsito.
De acordo com o vereador Professor Hélio Herbster, um mecânico contratado pelo Poder Legislativo e outro pelo Executivo estão fazendo laudos técnicos para a comissão. O importante é, segundo o parlamentar, garantir que só sejam autorizados a rodar aqueles veículos 100% aprovados nos critérios exigidos pela portaria municipal baixada pelo prefeito da cidade, João Dilmar.
A inspeção acontece menos de um mês depois da morte de Artur Farias Santiago, de dois anos de idade, ao cair em um buraco que havia no piso do ônibus escolar em que estava com a mãe.
Para o capitão Osmar Nogueira, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e presidente da comissão, os veículos estavam sem algumas peças essenciais ou com itens quebrados, como vidraças. "Nosso objetivo é que todos circulem somente após as avaliações. Dos 28 que não passaram na primeira inspeção, dez foram vistoriados novamente, já com novos equipamentos adquiridos pelos proprietários. À medida em que as peças dos veículos forem chegando, eles vão ser avaliados de novo e, se possível, autorizados a circular", adiantou.
MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR
CEARÁ: 6º PIOR SALÁRIO DO BRASIL
20/11/2009 (08:48)
PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ TÊM A SEXTA PIOR REMUNERAÇÃO DO PAÍS
Por: Raphael Barros
Uma pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação aponta que os professores do estado do Ceará, em início de carreira, têm a sexta pior remuneração do Brasil. Os dados foram contestados pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
(CONTRA CHEQUE NÃO HÁ ARGUMENTOS: O PIOR DE TUDO É QUE TODOS OS DEPULTADOS VOTARAM CONTRA OS PROFESSORES, CONTRA O PISO SALARIAL QUE FOI APROVADO E SANCIONADO PELO PRESIDENTE LULA, QUERO VER É NO PRÓXIMO ANO ELES FAZENDO CAMPANHA E DIZENDO QUE GOSTA DE EDUCAÇÃO.)
É, SEM DÚVIDA, UMA VERGONHA...
PORÉM , O PIOR É QUE EXISTEM PROFESSORES QUE VÃO BATER PALMAS PARA ESTES PARLAMENTARES, QUE NADA FAZEM PELA EDUCAÇÃO , NADA MESMO)
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
COLAR NA ESCOLA...
QUEM NUNCA COLOU NA ESCOLA?
QUEM NUNCA DEU AQUELA OLHADINHA NA PROVA DO COLEGA AO LADO?
E AGORA ...PESCAR FAZ BEM...???
É muito comum ouvir entre estudantes de ensino médio que "quem não cola, não sai da escola". Porém, um estudo recente feito pelo Josephson Institute of Ethics, nos Estados Unidos, identificou que pessoas que colam durante as fases da infância e da adolescência nas provas possuem tendência a serem mais desonestas do que aquelas que não cometem a prática, quando chegam à idade adulta.
O estudo foi baseado na entrevista de 7 mil voluntários, entre jovens que estão em ano de formatura do ensino médio e adultos que negam ter colado no período escolar. Segundo as pesquisas, quem cola tem quatro vezes mais chances de enganar o chefe e, da mesma forma, três vezes mais chances de não devolver um troco que tenha vindo errado na compra de algum produto, além de alterar informações em entrevistas de emprego e também mentir para o parceiro.
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20 de novembro
Dia da Nacional da Consciência Negra
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
O poeta gaúcho Oliveira Silveira |
Em 2003, o Congresso Brasileiro aprovou uma lei federal criando esse dia. A mesma lei tornou obrigatório nas escolas o estudo sobre história e cultura afro-brasileira. A idéia é ensinar aos alunos de todo o país a história dos povos africanos, a luta dos negros no Brasil e a influência do negro na formação da sociedade nacional.
O dia 20 de novembro é aniversário da morte de Zumbi, grande líder guerreiro do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, há mais de 300 anos. Ele é considerado símbolo da resistência contra a escravidão, por isso, as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil definiram esse dia para manter viva a memória dessa figura histórica e sua importância na luta pela libertação dos escravos.
Você sabe o que é um quilombo? A palavra é de origem africana e quer dizer acampamento guerreiro na floresta. Quando os escravos conseguiam fugir, iam para os quilombos escondidos no meio das matas. Palmares, na Serra da Barriga, foi o maior deles todos e, na verdade, era formado por muitos quilombos juntos, com mais de 30 mil habitantes. Para você fazer uma idéia do que isso significa, a cidade de São Paulo, 250 anos mais tarde, teria apenas 25 mil habitantes.
Zumbi nasceu em Palmares, filho e neto de guerreiros de Angola, na África, escravizados e vendidos no Brasil. Com poucos dias de vida, foi seqüestrado e entregue a um padre que o batizou com o nome de Francisco. Aos 15 anos, Francisco que havia aprendido português e latim, fugiu e voltou para o quilombo, onde mudou seu nome para Zumbi que significa "Senhor da Guerra", "Fantasma Imortal" ou "Morto Vivo", no dialeto africano banto. Daí em diante chefiou os negros nos combates contra bandeirantes e capangas dos fazendeiros que queriam escravizá-los novamente. Foi traído e morto numa emboscada aos 40 anos, depois de passar a vida lutando pela liberdade.
A história sempre é escrita pelos vencedores. Assim, no caso de Zumbi e da resistência negra, todos os registros foram apagados pelas pessoas que conservaram o poder ao longo do Império e na República: a elite governante, a quem não convinha a figura de um herói negro nos livros escolares. Nos últimos 30 anos essa atitude vem mudando e procura-se resgatar fatos sobre a influência negra na formação do Brasil.
Hoje em dia, os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por preconceitos e diferenças sociais. É um dia para todos pensarem na situação do negro, antes escravo e hoje ainda deixado de fora das oportunidades de trabalho e estudo no Brasil.
DICAS DE FILME - TEMA: SOLIDÃO
Dirigido por Steven Sodesbourgh, ''O Inventor de Ilusões'' (King of the Hill, 1993) relata a saga de um garoto cuja mãe sofre reiteradas internações para tratamento de saúde. O menino vive com o pai em um quarto de hotel, em St. Louis, e passa por vicissitudes para lidar com a solidão, o desamparo e a fome.