sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR

Alunos deixam de ir à escola


VISTORIA INICIAL constata que, dos 29 ônibus avaliados, 28 apresentaram graves irregularidades

Limoeiro do Norte As aulas em 11 escolas públicas desse município ficaram comprometidas por toda esta semana devido ao alto índice de irregularidade constatada nos ônibus escolares, após inspeção realizada pela Comissão de Vistoria dos Transportes Escolares de Limoeiro do Norte. Esse núcleo foi criado depois que uma criança morreu após cair num buraco que havia no piso de um ônibus.

De 29 ônibus avaliados segunda-feira passada, 28 estavam sem todos os itens de segurança exigidos para esse tipo de transporte. Ontem pela manhã, uma nova inspeção em dez dos veículos reprovados encontrou melhorias e esses foram liberados para funcionamento. Na próxima segunda-feira, será a vez dos demais 18 veículos.

A previsão é de que, no próximo dia 23 de novembro, as aulas sejam retomadas. Isso deve acontecer após a segunda inspeção em 18 dos veículos reprovados e cujos proprietários estão colocando novas peças e fazendo ajustes mecânicos.

Dificuldade de acesso

Pelo menos duas escolas públicas municipais da zona urbana e oito da zona rural tiveram as aulas suspensas porque os alunos não tinham como chegar até elas. Também a Escola Estadual Lauro Rebouças de Oliveira foi afetada pela paralisação dos transportes. Quase todos os ônibus escolares passaram esta semana parados, desde que foram reprovados na primeira inspeção realizada por uma comissão constituída por representantes da Câmara Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento e Infra-Estrutura, da Secretaria da Educação e do Departamento Municipal de Trânsito.

De acordo com o vereador Professor Hélio Herbster, um mecânico contratado pelo Poder Legislativo e outro pelo Executivo estão fazendo laudos técnicos para a comissão. O importante é, segundo o parlamentar, garantir que só sejam autorizados a rodar aqueles veículos 100% aprovados nos critérios exigidos pela portaria municipal baixada pelo prefeito da cidade, João Dilmar.

A inspeção acontece menos de um mês depois da morte de Artur Farias Santiago, de dois anos de idade, ao cair em um buraco que havia no piso do ônibus escolar em que estava com a mãe.

Para o capitão Osmar Nogueira, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e presidente da comissão, os veículos estavam sem algumas peças essenciais ou com itens quebrados, como vidraças. "Nosso objetivo é que todos circulem somente após as avaliações. Dos 28 que não passaram na primeira inspeção, dez foram vistoriados novamente, já com novos equipamentos adquiridos pelos proprietários. À medida em que as peças dos veículos forem chegando, eles vão ser avaliados de novo e, se possível, autorizados a circular", adiantou.

MELQUÍADES JÚNIOR
COLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário