terça-feira, 1 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO EM DEBATE NA CÚPULA IBERO-AMERICANA

Educação será tema da próxima cúpula ibero-americana

Lisboa, 1º dez (Lusa) - A cúpula ibero-americana de 2010 vai ser realizada na cidade de Mar del Plata, na Argentina, e será dedicada à Educação e Inclusão, anunciou nesta terça-feira a presidente argentina, Cristina Kirchner, no final da reunião do Estoril.

"Educação e inclusão são um elemento estabilizador das democracias na região", afirmou Kirchner na sessão de encerramento da 19ª cúpula ibero-americana, que durante dois dias reuniu no Estoril os governantes dos 22 países da comunidade.

O primeiro documento-base a tratar será o das metas educativas para 2021, disse a presidente argentina.

Em seu discurso, ela propôs também ao secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, que nestas reuniões se dedique um capítulo especial às questões de política internacional e destacou em particular a questão do terrorismo.

Sobre a situação em Honduras, a presidente argentina congratulou-se com os esforços para alcançar uma declaração de condenação ao golpe de Estado que afastou em junho passado o presidente Manuel Zelaya do poder e afirmou que "a defesa da democracia deve ser uma defesa sem concessões".

"Espero que no próximo ano, na próxima cimeira, possamos dizer que voltou a democracia a todos os países do nosso continente", afirmou.

Antes da intervenção da presidente argentina, Iglesias apontou a importância da realização das cimeiras ibero-americanas, desde o seu início, em 1991, em Guadalajara, no México.

"Muitas vezes nos interrogamos sobre se estas cúpulas iam durar, mas continuam e constituem uma realidade", declarou Iglesias, que disse ter assistido a todos os encontros anuais de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Ibero-Americana desde a sua constituição.

Além disso, ele destacou como um dos vários aspectos positivos destas reuniões "o diálogo informal" entre os presidentes.

FONTE: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário