Um em cada dez crianças e jovens até 17 anos ainda está fora da escola
Meta é que até 2022 todos nessa faixa etária estejam matriculados.
Segundo Todos pela Educação, previsão pode não ser alcançada.
Cinco metas foram traçadas para o ensino no Brasil até 2022 (Foto: Júlio César Paes/MEC/Divulgação)
Um em cada dez crianças e jovens brasileiros entre 4 e 17 anos estava fora da escola em 2008. A meta para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, é chegar com todas as pessoas nessa faixa etária matriculadas no ensino básico. No entanto, indicadores educacionais apontam que, se continuar no ritmo atual, a tendência é que essa meta não seja alcançada.
A conclusão faz parte de um relatório divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Todos Pela Educação, movimento que reúne gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada. O documento analisa metas intermediárias, traçadas para indicar se as políticas públicas estão na direção certa.
“O relatório mostra que o Brasil melhorou, mas não na velocidade desejável. De 2007 para 2008, o percentual de crianças na escola cresceu 1%, chegando a 91,4%, mas a meta era 91,9%”, afirma Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do movimento. “Aparentemente, é uma pequena diferença, mas representa um grande desafio justamente porque são as crianças e jovens em situação mais dramática, por terem renda mais baixa ou estarem em zonas rurais, sem acesso a transporte, por exemplo”, diz.
“Os investimentos têm que ser ampliados. Caso contrário, se continuar assim, não iremos alcançar nossos objetivos.”
As metas, estabelecidas em 2006, são focadas nos eixos: atendimento escolar, alfabetização das crianças, aprendizagem escolar, conclusão das etapas da educação básica e volume dos recursos públicos em educação. As metas 1 e 4 são monitoradas anualmente com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE.
Confira as metas traçadas pelo Movimento Todos pela Educação | |
Meta 1 | Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola |
Meta 2 | Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos |
Meta 3 | Todo aluno com aprendizado adequado a sua série |
Meta 4 | Todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos |
Meta 5 | Investimento em educação ampliado e bem gerido |
4 a 17 anos
De acordo com a segunda edição do relatório (a primeira foi divulgada em 2008), entre os estados, somente a Bahia superou essa estimativa de crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola.
Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Goiás ficaram abaixo da meta para o período. O Distrito Federal e dos demais estados ficaram perto da meta, o que, estatisticamente, não tem importância.
Percentual de crianças e jovens entre 4 e 17 anos na escola | ||||
Região/UF | Observado em 2008 | Meta para 2008 | Meta para 2009 | Meta para 2021 |
Brasil | 91,4 | 91,9 | 92,7 | 98 |
Norte | 89,1 | 89,5 | 90,7 | 98 |
Rondônia | 84,4 | 87,3 | 88,9 | 98 |
Acre | 86,5 | 87,7 | 89,2 | 98 |
Amazonas | 90,2 | 89,9 | 91,0 | 98 |
Roraima | 92,2 | 92,1 | 92,8 | 98 |
Pará | 89,4 | 89,4 | 90,6 | 98 |
Amapá | 90,1 | 90,7 | 91,7 | 98 |
Tocantins | 89,6 | 90,6 | 91,6 | 98 |
Nordeste | 91,9 | 91,8 | 92,6 | 98 |
Maranhão | 92,5 | 91,4 | 92,3 | 98 |
Piauí | 93,4 | 92,6 | 93,3 | 98 |
Ceará | 92,6 | 93,1 | 93,7 | 98 |
Rio Grande do Norte | 92,2 | 92,6 | 93,3 | 98 |
Paraíba | 91,5 | 92,1 | 92,9 | 98 |
Pernambuco | 90,5 | 91,0 | 92,0 | 98 |
Alagoas | 87,6 | 90,2 | 91,2 | 98 |
Sergipe | 93,2 | 92,2 | 93,0 | 98 |
Bahia | 92,5 | 91,7 | 92,5 | 98 |
Sudeste | 92,7 | 93,2 | 93,8 | 98 |
Minas Gerais | 91,9 | 91,8 | 92,6 | 98 |
Espírito Santo | 91,0 | 91,3 | 92,2 | 98 |
Rio de Janeiro | 93,2 | 94,2 | 94,7 | 98 |
São Paulo | 93,1 | 93,7 | 94,2 | 98 |
Sul | 89,5 | 90,9 | 91,8 | 98 |
Paraná | 89,9 | 90,7 | 91,7 | 98 |
Santa Catarina | 90,6 | 93,1 | 93,7 | 98 |
Rio Grande do Sul | 88,5 | 89,8 | 90,9 | 98 |
Centro-Oeste | 89,6 | 91,0 | 92,0 | 98 |
Mato Grosso do Sul | 90,6 | 90,5 | 91,5 | 98 |
Mato Grosso | 87,0 | 90,3 | 91,3 | 98 |
Goiás | 89,3 | 90,8 | 91,8 | 98 |
Distrito Federal | 93,0 | 93,2 | 93,8 | 98 |
Outras faixas etárias
Na faixa etária de 7 a 14 anos, quase todas as crianças estão na escola: o percentual de atendimento é de 97,8%, ante a meta de 98%.
Porém, quando se analisa o universo de crianças entre 4 e 6 anos, somente 83,3% frequentam a escola. Esse número cai para 81,3% entre os jovens de 15 a 17 anos.
Segundo Neves, a expectativa é que, com a aprovação da obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos e a destinação de mais recursos ao orçamento do Ministério da Educação, a situação melhore.
Impacto da renda
Outra conclusão é que a renda tem impacto direto na chance de a pessoa frequentar a escolar e conseguir concluir o ensino fundamental ou o médio (principalmente) em uma idade adequada. Também tem influência o fato de o pai trabalhar e morar na zona urbana.
"A participação dos pais é fundamental para a melhoria do ensino. Uma pesquisa recente mostrou que 72% dos pais estão satisfeitos com a educação no país. No entanto, muitas delas que não tiveram acesso à educação básica de qualidade, quando estudaram, não tinham livros nem uniforme. Então, quando vêem os filhos com transporte escolar, merenda e uniforme, já acham que está muito bom. Só que poderia ser muito melhor.”
Conclusão do ensino fundamental e do médio
Em relação aos percentuais de jovens de 16 anos que concluíram o ensino fundamental e os de 19 que terminaram o ensino médio, as metas foram alcançadas. No entanto, ainda há um longo caminho até alcançar a meta final, em 2022, ressalta o presidente-executivo do Todos pela Educação.
O relatório aponta ainda que somente 61,46% dos jovens de 16 anos concluíram o ensino fundamental em 2008 (a meta era de 61,3%). No caso dos jovens de 19 anos, 47,14% terminaram o ensino médio (a meta era 43,9%). Porém, a meta final para este caso é chegar a pelo menos 90%.
“Santa Catarina foi o estado com maior taxa de conclusão do ensino fundamental aos 16 anos: 75%. Mas a meta era 79,7%. Apesar de estar na liderança, isso é um sinal de alerta”, afirma Ramos.
FONTE: PORTAL: g1.com.br
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