sábado, 19 de dezembro de 2009

A LINGUÍSTICA A FAVOR DA FICÇÃO


Linguista inventou dialeto falado por personagens de "Avatar"

Publicidade

da Associated Press, em Washington

Em Pandora, o planeta imaginado por James Cameron para sua nova superprodução "Avatar", as tribos nativas falam Na'Vi, um idioma elaborado a partir de inúmeras línguas, como acontece com os dialetos ficcional dos elfos de "O Senhor dos Anéis" ou dos klingons, os alienígenas bélicos da saga "Star Trek".

O Na'Vi é uma nova linguagem composta por sons guturais e conjugações esotéricas através da qual se comunicam os seres de pele azul que habitam a exuberante e espetacular selva tropical de Pandora.

Esta linguagem foi imaginada e elaborada pelo linguista Paul Frommer, professor da Universidade da Califórnia.

Para inventar o Na'Vi, além dos dialetos elfo e klingon, o linguista se inspirou no esperanto, o idioma criado no século 19 com o objetivo de facilitar a comunicação internacional.

"Mas não parti do zero, porque o James Cameron chegou com umas trinta palavras já inventadas", declarou Paul Frommer. "Na verdade, a palavra Na'Vi foi inventada por ele", contou.


Divulgação
Cena de "Avatar; idioma Na'Vi foi criado especialmente por um linguista para o filme
Cena de "Avatar; idioma Na'Vi foi criado especialmente por linguista da Universidade da California para o filme

O linguista explica que optou por sons produzidos com a língua ou os lábios, sem a ajuda dos pulmões, como no dialeto sul-africano Xhosa.

Frommer, que trabalhou muitos anos em sua criação, assistiu às filmagens de "Avatar" para orientar os atores na pronúncia e ajuda-los a inventar novas palavras no caso de necessidade.

"As pessoas encarregadas de fazer a dublagem do filme em diferentes idiomas têm de aprender o Na'Vi. Por isso preparei um kit de aprendizagem que será distribuído no mercado internacional", contou Frommer.

O professor espera que seu idioma tenha tanto sucesso quanto o klingon de "Star Trek", inventado por outro linguista da Califórnia: "se o Na'Vi tomar o mesmo caminho do idioma klingon, será fantástico".

De fato, o klingon faz tanto sucesso entre os apreciadores da série que existem até traduções da Bíblia, de "Hamlet", de Shakespeare, e de "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, nesse idioma ficcional. E também existe um instituto de ensino de klingon, idioma que, inclusive, permite fazer buscas no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário