domingo, 31 de janeiro de 2010

MAIS SOBRE O ENEM

UOL  Educação
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) recebeu cerca de 335 mil inscrições até as 19h deste domingo (31), informa o MEC (Ministério da Educação). A taxa de efetivação é de 11 mil formulários concluídos por hora. O sistema, que seleciona para institutos e universidades federais com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estreou na última sexta-feira.

O bacharelado interdisciplinar de ciências tecnólogicas da UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Paulo é o curso mais concorrido com 8.769 candidatos. Em seguida, vem o curso de medicina da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), no Rio Grande do Sul, com 4.238 inscritos. E, em terceiro lugar, está a graduaçao de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Entre os dez cursos mais procurados, cinco são de medicina; três, de direito; um, de ciências tecnológicas na UFABC e o curso de administração da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

O sistema estreou com falhas e instabilidade. No primeiro dia apenas 45 mil conseguiram se inscrever no período das 6h às 23h59. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao UOL por meio de um gripo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O sistema também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado. Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.

Em nota da instituição informou que a "área técnica do MEC segue acompanhando o sistema para resolver eventuais dificuldades enfrentadas pelos candidatos no momento da inscrição no Sisu".

Entenda o funcionamento do sistema:




A inscrição deve ser feita pelo site sisu.mec.gov.br e vai até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF). O resultado da primeira etapa será divulgado em 5 de fevereiro. Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março.


Como se inscrever

Para concorrer a uma das 47,9 mil vagas oferecidas é preciso preencher ficha pela internet, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso. Caso o candidato não lembre a senha, é possível recuperá-la pelo site.


No site do Sisu é possível consultar as graduações oferecidas (na opção "Vagas"). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante esse período pode-se alterar a escolha, mas a inscrição que vale, para concorrer a uma vaga, é a final. Só podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2009.

Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o estudante poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado e, caso ele não tenha, poderá tentar outras opções de graduação.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula. As informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto às faculdades.

Vagas e desempate

As oportunidades são oferecidas por 23 universidades federais e 26 instituições federais, além de uma universidade estadual --a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense)-- e a Escola Nacional de Ciência Estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total de vagas ofertadas, 17,4 mil são de graduações dadas no turno da noite, 6,6 mil são de cursos de engenharia e 9 mil são de cursos de tecnologia.

A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado final é divulgado na página do Sisu, na web.

Caso haja notas idênticas, o desempate será feito seguindo a seguinte ordem:

  • 1 - Nota obtida na redação;
  • 2 - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • 3 - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • 4 - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 5 - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 6 - antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.


  • Veja outras informações no site do Sisu.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário