quarta-feira, 5 de agosto de 2009

BRASILEIRO MORANDO NO EXTERIOR PODE FAZER Encceja


Brasileiros que vivem no exterior poderão fazer o Encceja 2009

Da Redação*
Em São Paulo
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) regulamentou a realização do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2009 para brasileiros residentes no exterior. A medida está no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5). O exame é uma avaliação de caráter facultativo, que identifica habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino regular na idade apropriada.

Para quem vai prestar o exame de conclusão do ensino fundamental, a prova será aplicada em 24 de outubro; para o ensino médio, o Encceja será em 25 de outubro. O Inep firmou parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná para a aplicação dos exames. As inscrições devem ser feitas somente pela internet até 31 de agosto, na opção "Exames supletivos no exterior".

Só poderão se inscrever para exame do ensino fundamental jovens com 15 anos ou mais; para o ensino médio a idade mínima é 18 anos. Os participantes com necessidades educacionais especiais deverão informar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento especial que necessitam. Veja outras informações no Diário Oficial de hoje.

No Japão, as provas serão aplicadas na Província de Gunma (Oizumi), Aichi (Nagóia), Sizuoka (Hamamatsu); na Suíça, a prova será realizada em Zurich.

Os resultados oficiais devem ser divulgados na segunda quinzena de dezembro; depois desse período, os candidatos com aprovação total receberão histórico escolar e certificado de conclusão de escolaridade mediante pedido de solicitação pelo e-mail examesnoexterior@seed.pr.gv.br. É necessário informar os seguintes dados: documentos de identificação, data e local de nascimento, nome da mãe e do pai e endereço do candidato no exterior ou no Brasil.

Outras informações podem ser obtidas no site do Inep.

Inscrição do Encceja no Brasil

No Brasil, as inscrições para o Encceja 2009 serão gratuitas e ocorrerão entre os dia 8 de setembro e 30 de setembro, somente pelo site http://www.encceja.inep.gov.br/inscricao.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um instrumento de avaliação que mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. A adesão ao Encceja pelas secretarias de Educação (dos Estados, Distrito Federal e municípios) é opcional.

*Com informações da Agência Brasil.
FONTE: educacao.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário