quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DICAS GRAMATICAIS : PONTO E VÍRGULA ( ; ) ou VÍRGULA ( , )

Ponto e vírgula ou vírgula?

Por Thaís Nicoleti

"Gates justificou a medida com base na escalada de violência no Afeganistão e no necessário aumento da presença americana no país; na turbulência política no Paquistão; e em mudanças nos prazos de destacamento."

A passagem escolhida hoje apresenta um defeito de pontuação. O ponto e vírgula deve separar orações coordenadas assindéticas de estrutura similar ou itens de um lista desde que dispostos em linhas diferentes. A pausa representada por esse sinal gráfico é maior que a da vírgula e menor que a do ponto.

No período em questão, ocorre uma enumeração de termos de mesma função sintática ("com base na escalada..., na turbulência... e em mudanças..."), o que se marca com vírgulas (exceto antes da conjunção "e", que introduz o seu último elemento).

A expressão "e no necessário aumento da presença americana no país", embora iniciada pela conjunção "e", tem valor consecutivo, portanto não constitui um elemento da enumeração. Uma possibilidade de pontuação seriam os parênteses, que favorecem a leitura clara da sequência enumerativa.

Abaixo, uma sugestão de reformulação do texto:

Gates justificou a medida com base na escalada da violência no Afeganistão
(e no necessário aumento da presença americana no país), na turbulência política no Paquistão e em mudanças nos prazos de destacamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário