domingo, 2 de agosto de 2009

DICAS: PAGO OU PAGADO.

Se você tem dúvida sobre o uso destas formas verbais, então...
>>>>>>>>>>>>>>>>
Pago ou pagado?
<<<<<<<<<<<<
Então, é por isso que falaremos deles hoje. Começaremos esclarecendo o que é exatamente “Particípio”. Particípio é uma das formas nominais dos verbos, assim como o Gerúndio e o Infinitivo. Tais formas verbais, por serem nominais, não expressam nem modo (Imperativo, Subjuntivo ou Indicativo) e nem tempo.

É comum dizer que o Particípio equivale a um adjetivo, como no caso de Ele está cansado. E, ainda, para alguns verbos há duas formas de Particípio: regular e irregular, como nos casos de aceitado/aceito, entregado/entregue, enxugado/enxuto, expressado/expresso, etc. Chamamos de regular as formas terminadas em “-ado” ou “-ido”, pois eles são mais comuns, mais frequentes. E chamamos os verbos que possuem essas duas formas de Verbos Abundantes.

Então, no momento de usar um destes verbos abundantes, somos tomados de dúvida, qual das duas formas do Particípio empregar? Bom, é muito mais fácil do que você imagina. Formamos, com os verbos ter e haver + particípio, a voz ativa. Com os verbos ser + particípio, formamos a voz passiva. As gramáticas dizem que a preferência é utilizarmos as formas regulares na formação da voz ativa, ou seja, quando forem ser acompanhadas pelos verbos ter ou haver. E na formação da voz passiva (com o verbo ser), devemos utilizar as formas irregulares.
Mas voltando aos verbos que citamos no início de nosso thttp://educacao.uol.com.br/exto, pagar, gastar e ganhar, como devemos utilizá-los? Apesar de fazerem parte dos Verbos Abundantes, com duplo particípio, hoje em dia a preferência é por usá-los somente em sua forma irregular, pago, gasto e ganho, tanto na voz ativa, quanto na passiva.

FONTE: http://educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário