sexta-feira, 30 de abril de 2010

TODOS ENSINAM TUDA A NINGUÉM

''Por que aceitamos que professores de geografia ensinem química, de biologia ensinem inglês?''



A mesma preocupação da sociedade em garantir que profissionais da saúde exerçam apenas sua área de especialização deve ser aplicada para a educação, para impedir que professores lecionem disciplinas diferentes das que estudaram no ensino superior. A recomendação foi feita pelo movimento Todos pela Educação em debate sobre financiamento para o ensino, realizado nessa quarta-feira (28/04), em São Paulo (SP).

“Se você vai fazer uma cirurgia e te avisam: ‘o cirurgião faltou, mas temos um ótimo dermatologista disponível’, você não vai aceitar fazer a operação. Por que nas escolas aceitamos que professores de geografia ensinem química?”, questionou o presidente executivo do movimento Todos pela Educação, Mozart Neves. “A formação dos professores é o fator que mais interfere na qualidade do ensino”.

Este é um dilema num país em que a educação nunca foi tratada como prioridade, principalmente no estado do Ceará, onde o governo do estado, entrou com uma adin no STF contra o piso nacional dos professores.

Marcos Carvalho

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