terça-feira, 2 de março de 2010

ENEM: DUAS VEZES AO ANO


MEC define na próxima semana se realiza Enem no primeiro semestre

Da Redação*
Em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) deve definir, na próxima segunda-feira (8), se haverá uma ou duas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2010. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça (2) durante o lançamento da Olímpiada de Língua Portuguesa no Rio Janeiro.

Uma das condições para tornar o exame semestral era a desobrigação de licitar a organizadora do Enem -- e isso depende de liberação dos órgãos de controle da União, o TCU (Tribunal de Contas da União) e a CGU (Controladoria-Geral da União). Cogitou-se, inclusive, a criação de um órgão ligado ao MEC para a realização do Enem.

Segundo o ministro, as negociações do Inep, autarquia do MEC que organiza o Enem, com o TCU e a CGU já se encerraram. Nos próximos dias, Haddad deve tratar do assunto com o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, para decidir se a realização da prova no primeiro semestre é viável.

"O professor Neto me assegurou que as conversas foram muito boas. O Inep fez uma apresentação da complexidade da aplicação da prova e dos riscos inerentes de um processo licitatório tradicional. Parece que ele sensibilizou os ministros com quem conversou e também a CGU. Parece que há uma compreensão básica de que o modelo precisa ser revisto em função do afastamento de riscos inerentes a um processo dessa complexidade", disse Haddad à Agência Brasil.

Sem licitação

O MEC requisitou a contratação, sem licitação, de uma organizadora para o Enem, após o vazamento da prova, em outubro do ano passado. Em regime de urgência, o Cespe e a Fundação Cesgranrio foram contratados para executar o novo exame.

A avaliação deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi cancelada. A nova data para aplicação do exame foi trasnferida para 5 e 6 de dezembro.

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário