Educação
Formação do professor é o primeiro passo
Especialistas em educação analisam o Enem, que, a partir de agora, é a fase única do processo seletivo da UFC. Eles reforçam a reformulação de conteúdos e abordagem nas escolas e defendem a formação para os professores
Daniela Nogueira
danielanogueira@opovo.com.br
16 Mar 2010 - 00h30min
Depois de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ter sido adotado como processo seletivo da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialistas da área de educação analisam a escolha e o exame. Para eles, é certo que é necessário um novo tipo de avaliação e um novo perfil de profissional no mercado.
Para a professora Eloísa Vidal, doutora em Educação, o exame continuará expondo as diferenças entre a educação pública e a particular. ``Há um grande déficit de aprendizagem na rede pública, em termos de leitura, interpretação e escrita e raciocínio lógico-matemático. As escolas privadas vêm se preparando há algum tempo. Esse gap continua bastante expressivo``, analisa Eloísa, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e ex-secretária-adjunta da Secretaria da Educação do Estado.
Eloísa sugere que as escolas revejam seus modelos de avaliação e se preparem para o novo tipo de prova. Ela admite que a formação de professores da rede pública também é fundamental e lembra que alguns assuntos cobrados pelo Enem, como a intertextualidade, já eram eixos orientadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A professora diz acreditar que o estudo de assuntos regionais continuará, já que faz parte do projeto pedagógico da escola. O que deve mudar é a ênfase que será dada ao assunto.
Ensino das ciências
Segundo Wagner Bandeira Andriola, doutor em educação, a adoção do Enem pela UFC vai ao encontro do novo perfil de profissional que o mercado exige. O vestibular tradicional data da década de 1960. ``A sociedade já almeja outro tipo de profissional, não o que conheça, mas o que saiba utilizar seu conhecimento``, conclui. Ele considera que as escolas precisam repensar seus conteúdos curriculares e os gestores devem mudar as políticas de formação da equipe.
Wagner Andriola critica que o ensino atual precisa ser mais focalizado nas ciências, que, para ele, é um aspecto que foi sendo esquecido. ``O que se quer é um universitário que saiba pensar. Precisamos ter a física experimental, o laboratório de química, de biologia. Hoje em dia, temos muita ideologia e pouca ciência``, resume ele, que faz parte do Núcleo de Avaliação Educacional (Nave) da Faculdade de Educação da UFC. De acordo com o professor, falta aquele ``olhar de cientista`` entre os atuais alunos do ensino médio.
O professor cita que não teme que a maioria das vagas da UFC seja ocupada por estudantes de outros lugares do País. ``Estamos em uma federação. A universidade federal está no Ceará, mas não é só para os cearenses``, destaca. Além disso, Wagner afirma que o cearense não deve se preocupar com as vagas da UFC, já que, em geral, obtêm resultados bons em exames em todo o Brasil.
SAIBA MAIS
>O professor Humberto Mendes, diretor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Adauto Bezerra, diz que, no último vestibular da UFC, foram aprovados 26 alunos da instituição. Um recorde para a escola que, no ano anterior, havia aprovado 17 e, antes, 12. ``Eu acredito que vai aumentar o número de aprovados, mas pode ter muita aprovação em outros estados``, comenta o professor.
> Professores das escolas particulares, em geral, têm aprovado a adoção do Enem como fase única da UFC. ``É um divisor de água da educação. O aluno vai estudar o que é importante para a vida dele``, analisa Sílvio Mota, supervisor-geral do colégio 7 de Setembro.
> Para o professor Jorge Cruz, diretor da sede Pré-vestibular Central do Farias Brito, a maior preocupação é quanto à segurança na aplicação das provas do Enem, por causa do vazamento da prova em 2009.
> O supervisor pedagógico do Ari de Sá, Ademar Celedônio, avalia que a nova metodologia de ensino vai ajudar: ``Estou otimista. Vai ser muito bom para a educação brasileira. A longo prazo, vai ser melhor, porque teremos uma ideia de formação muito mais completa. É uma prova muito bem feita, um processo muito primoroso``.
ENTENDA O CASO
26/2/2010
>O POVO antecipou que a maioria dos representantes do Conselho Universitário era a favor do Enem como processo único de seleção na UFC. Das 15 unidades acadêmicas, apenas uma (o Centro de Ciências), não era a favor. A votação estava marcada para este dia, 26/2.
> Pelo menos 25, dos 46 representantes do Conselho Universitário, seriam a favor do Enem como fase única do processo seletivo da UFC. O reitor, o vice-reitor e pró-reitores também demonstraram apoio.
27/2/2010
>A confirmação de que o Enem seria adotado pela UFC foi dada, mostrou O POVO. A decisão foi tomada pelo reitor, Jesualdo Farias, na tarde do dia anterior.
> A reunião do Conselho Universitário, marcada para a manhã do dia anterior, havia sido cancelada. Houve manifestação de alunos do ensino médio e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que ocuparam o auditório onde ocorria a reunião e impediram os conselheiros de votar.
> O reitor usou, então, um instrumento conhecido como ad referendum, por meio do qual pode, como presidente do Conselho, decidir sem a votação dos conselheiros. Cerca de 30 representantes do Conselho enviaram documentos de apoio ao ato.
> Com a decisão, a UFC passa a integrar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
FONTE: uol.com.br
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