quarta-feira, 3 de março de 2010

FERNANDO PESSOAS NA INTERNET

Fernando Pessoa inédito na internet
Biblioteca Nacional de Portugal e Casa de Fernando Pessoa colocam online centenas de manuscritos do escritor guardados há mais de 70 anos
por Graziella Beting
Creative Commons
Retrato do poeta feito pelo artista brasieiro João Luiz Roth
Ele usava diferentes nomes, pseudônimos e heterônimos. A obra de Fernando Pessoa também é variada: traduções, prosa, poesia, aforismos, bilhetes... Pesquisadores calculam que apenas 50% dela seja conhecida, pois o restante permaneceu fechado no baú de escritos do autor, que agora, por iniciativa da Biblioteca Nacional de Portugal e da Casa Fernando Pessoa, será colocado integralmente na internet.

São ao todo 1.400 volumes, 200 dos quais hoje em poder da família, como os 29 cadernos manuscritos e o texto datilografado de Mensagem, único livro de poemas em português lançado em vida, em 1934. Trata-se de uma ode a Portugal (aliás, esse era seu título original), revisitando a história do país, como o passado heroico dos descobrimentos e o sebastianismo.

Talvez resida aí a origem do debate sobre a ideologia do poeta, já que a ditadura de Salazar incorporou o livro a sua propaganda patriótica. Em vida, Fernando Pessoa se dizia antissocialista, anticomunista e nacionalista guiado pelo lema: “Tudo pela Humanidade; nada contra a Nação”.

ESPÓLIO FERNANDO PESSOA NO SITE DA BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL:
http://purl.pt/1000/1/index.html

CASA FERNANDO PESSOA:
http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt
Graziella Beting é jornalista e tradutora

Nenhum comentário:

Postar um comentário