sexta-feira, 29 de maio de 2009

TERMINOU O FUNDAMANTEL E DÁ AULA NO ENSINO MÉDIO...faz-me rir.

Professores com ensino fundamental dão aula no ensino médio

No país, 441 (0,1%) docentes têm menos anos de estudo que alunos.
Mulheres são maioria na rede pública: representam 81,6%.

Fernanda Calgaro Do G1, em Brasília


saiba mais


Mais de 80% dos professores da rede pública do país trabalham em uma única escola. Também são maioria aqueles que trabalham somente em um turno do dia. “Isso desmitifica a ideia de que muitos professores trabalham em mais de uma escola e faz vários turnos”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Por outro lado, uma parte dos estudantes do ensino médio no país têm aulas com professores que concluíram apenas o ensino fundamental. Em todo o país, são 441 professores nessa situação, o que representa 0,1%. Na rede pública nacional, há 1.882.961 docentes.

Dos 1,9 milhão de docentes da rede pública no país, 600 mil não têm graduação ou trabalham em áreas diferentes das suas licenciaturas. O censo identificou que, dentre esses, 119.323 professores concluíram o ensino fundamental ou médio, mas não têm habilitação para o exercício do magistério.

As informações fazem parte do Censo Escolar 2007 e só agora são divulgadas. Segundo o ministro, o censo foi trabalhoso porque a escola tinha que informar dados específicos de cada professor, como número de turmas e tipo de formação. Os dados do censo estarão disponíveis no site do Inep a partir das 18h desta quinta-feira (28).

“O quadro obtido pelo censo é mais ou menos o esperado. A novidade do censo deste ano é a ferramenta que permitiu identificar a necessidade de formação de cada professor e elaborar o plano estratégico de cada estado”, disse o ministro.

As mulheres são maioria se consideradas todas as etapas da educação básica e representam 81,6% da rede, somando 1.542.925. A distribuição por idade revela que 68% dos docentes têm mais de 33 anos de idade e que 55% estão na faixa de 30 a 45 anos.


Em relação à cor, os resultados do censo mostram que, na Região Sudeste, 50,5% dos professores são brancos, enquanto nas Regiões Norte e Nordeste, eles representam somente 7,6% e 12%, respectivamente.

Por etapa

Nas creches do país, 82,2% dos 95.643 professores têm a formação mínima exigida por lei: 45% possuem magistério e 37,2% têm licenciatura. Na pré-escola, dos 240.543 docentes, 86,9% têm a formação exigida.


Em relação aos professores que lecionam nos primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 4ª série e 1º ao 5º ano), que são 685.025, 87,3% têm curso superior com licenciatura ou magistério.


A situação mais crítica em relação à formação de professores encontra-se nos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano), em que 26,6% dos 736.502 docentes não têm a habilitação legal exigida para as séries, que é o curso superior com licenciatura.


No ensino médio, 87% dos 414.555 professores apresentam a escolaridade mínima para dar aula, que também é o curso superior com licenciatura. Uma particularidade sobre a formação chama a atenção sobre os professores de física: a maioria tem formação em matemática. Dos 44.566 que dão aula de física, 15.170 são matemáticos _número maior do que os 12.355 professores com formação em física.

Concurso

Outra medida para tentar valorizar o magistério é a criação de um concurso nacional para ingresso na carreira. A prova deverá ser aplicada no primeiro semestre de 2010. A proposta do Ministério da Educação é montar um banco de professores aprovados no exame, no qual as redes estaduais e municipais poderão se basear para fazer a contratação.


“Alguns locais, especialmente os mais pobres, têm dificuldades em fazer concurso. Com isso, criaremos um padrão nacional. Quem quiser contratar terá acesso ao desempenho dos professores e poderá fazer convite de trabalho, conforme a ordem de classificação”, afirma Haddad.

FONTE: PORTAL www.g1.com.br

PISO DO PROFESSOR : GOVERNO FEDERAL GARANTE VERBA

Governo federal promete verba extra para estados pagarem piso do professor

Pagamento de mais recurso será no ano de 2010.
MEC também realizará concurso nacional para docentes.

Fernanda Calgaro: Do G1, em Brasília

Formação de professores será alvo de plano nacional do MEC


O governo federal promete complementar o piso salarial dos professores, de R$ 950, nos estados que não conseguirem pagar o valor integral. A portaria que autoriza o repasse adicional por meio do Fundo da Educação Básica (Fundeb) será assinada nesta quinta-feira (28) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.


Os estados precisarão comprovar a necessidade da verba extra e receberão o dinheiro para esse fim a partir de 2010, que é quando o piso passa a ser o salário-base, sobre o qual serão acrescentados todos os adicionais. Atualmente, as redes estaduais e municipais pagam valores proporcionais do piso.

FONTE: PORTAL www.g1.com.br

MAIS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Enem terá 180 questões, 20 a menos do que a proposta inicial do MEC

Informação consta de portaria sobre a prova no Diário Oficial.
Inscrições para a prova começam no dia 15 de junho.

Do G1, em São Paulo


O novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 180 questões de múltipla escolha, e não 200, conforme a proposta inicial do Ministério da Educação. Portaria da prova publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União informa que cada uma das quatro provas do Enem terá 45 questões, somando ao todo 180 testes.

Confira aqui a portaria do Enem 2009 no Diário Oficial

As provas se dividem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A redação será do tipo dissertativo-argumentativo a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A prova será realizada nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, com início às 13h (horário de Brasília). No sábado (3/10), serão realizadas as provas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo (4/10), será a vez das provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de e Matemática e suas Tecnologias.

As inscrições de alunos concluintes do ensino médio vão de 15 de junho a 17 de julho, pela internet. Já os egressos do ensino médio e jovens e adultos que não concluíram esse nível de ensino na idade própria podem se inscrever até o dia 19 de julho, também via web.

FONTE: PORTAL: www.g1.com.br

PROFESSORES DECIDEM: A GREVE DEVE CONTINUA -R

Professores do Estado decidem manter greve

O Ministério Público deverá se posicionar sobre o movimento grevista dos professores do Estado, que estão com as atividades paralisadas desde o dia 8 de maio último, não descartando a possibilidade de entrar com uma ação judicial requerendo a ilegalidade da paralisação.

A promotora de Justiça Elisabeth Maria Almeida de Oliveira pode entrar com a ação judicial requerendo a ilegalidade da paralisação, conforme anunciou, na última quinta-feira (28), em reunião com lideranças sindicais dos professores; o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins; e a titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Isolda Cela.

Na manhã desta sexta-feira (29), em nova assembléia, os professores aprovaram a continuidade da greve. A diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Maria Valdecir Abreu de Paula, disse que a luta dos professores não é pela “conquista de direitos, e sim pela manutenção de direitos”.

FONTE: PORTAL: www.diariodonordeste.com.br

MENSAGEM DO DIA

FILOSOFIA DO CAMELO...

Uma mãe e um bebê camelo estavam por ali, à toa, quando de repente o
bebê-camelo perguntou:
Bebê: Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?
Mãe: Claro! O que está incomodando o meu filhote?
Bebê: Porquê os camelos têm corcova?
Mãe: Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto,precisamos das
corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
Bebê: Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
Mãe: Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar
no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo
deserto melhor do que qualquer um! disse toda orgulhosa.

Bebê: Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez
em quando eles atrapalham minha visão.
Mãe: Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma

capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! Disse com orgulho nos olhos.

Bebê: Tá... então a corcova é para armazenar água enquanto
cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cíliossão para proteger meus olhos do deserto.
Então que diabos estamos fazendo aqui no Zoológico?????

Moral da história:
"Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências são úteis
se você estiver no lugar certo"

( A mensagem que você LÊ aqui, voce escuta na Somzoom Sat 106,5, no SHOW POPULAR, com DJ SAMUCA.)