domingo, 10 de maio de 2009

MAIS NOVIDADES SOBRE O ENEM

09/05/2009 - 06h00

"Adesão ao novo Enem é surpreendente", diz ministro da Educação

Simone Harnik
Em São Paulo
O ministro da Educação, Fernando Haddad, mostrou nesta sexta-feira (8) estar satisfeito com a adesão das universidades federais ao novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já no vestibular 2010. "O resultado é muito bom. Para o primeiro ano, essa é uma adesão surpreendente", disse o ministro ao UOL Educação.

VEJA AS UNIVERSIDADES QUE ADERIRAM AO NOVO ENEM
Arte/UO
Dentre as 55 federais do país, 26 optaram por utilizar a prova do MEC (Ministério da Educação). Outras sete descartaram o uso da nota do Enem e 22 ainda precisam decidir. O MEC havia estipulado como data final para a adesão o dia 8 de maio. No entanto, esse prazo foi prorrogado.

De acordo com o ministro, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que coordena a execução do Enem, está em fase de apresentação da matriz curricular - ou seja, do conteúdo cobrado no exame.

A apresentação formal ocorrerá na próxima quarta-feira (13). A partir daí, as instituições federais terão mais uma semana para decidirem se vão utilizar o novo Enem como fase única de seleção dos calouros para 2010.

Segundo Haddad, o prazo para declarar interesse em substituir o Enem pelo vestibular vai até o dia 20 por questões técnicas. O sistema de informática que será utilizado na inscrição do vestibular unificado precisa ser construído e depende das vagas de cada federal.

As instituições que só forem usar o Enem na primeira fase, como percentual da nota do vestibulando ou para as vagas remanescentes podem declarar o interesse até o fim de maio.

Formas de adesão

Das 26 universidades que já confirmaram o uso do novo Enem, 14 decidiram abolir a prova do vestibular e trocá-la pelo novo Enem. Essas instituições de ensino farão parte de um sistema informatizado do ministério.

Nesse sistema, o candidato que fizer o Enem 2009 e buscar uma vaga no ensino superior poderá escolher até cinco federais e concorrer às vagas a partir de seu desempenho na avaliação.

Outras seis instituições de ensino optaram por eliminar apenas a primeira fase do vestibular. Nesses casos, o vestibulando será classificado para a segunda fase do processo seletivo de cada universidade a partir de seu desempenho na prova do MEC.

Há ainda três federais que decidiram usar o Enem como um percentual da nota de sua seleção. Outras três confirmaram o uso do Enem, mas ainda debatem a maneira de aplicá-lo.

O levantamento

O UOL Educação contatou as instituições de ensino superior federais para checar se seus conselhos já haviam votado a adoção ou não da prova do MEC. Só foram consideradas as decisões formais - especulações e tendências sobre o uso da nota do Enem foram descartadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário