sexta-feira, 29 de maio de 2009

TERMINOU O FUNDAMANTEL E DÁ AULA NO ENSINO MÉDIO...faz-me rir.

Professores com ensino fundamental dão aula no ensino médio

No país, 441 (0,1%) docentes têm menos anos de estudo que alunos.
Mulheres são maioria na rede pública: representam 81,6%.

Fernanda Calgaro Do G1, em Brasília


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Mais de 80% dos professores da rede pública do país trabalham em uma única escola. Também são maioria aqueles que trabalham somente em um turno do dia. “Isso desmitifica a ideia de que muitos professores trabalham em mais de uma escola e faz vários turnos”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Por outro lado, uma parte dos estudantes do ensino médio no país têm aulas com professores que concluíram apenas o ensino fundamental. Em todo o país, são 441 professores nessa situação, o que representa 0,1%. Na rede pública nacional, há 1.882.961 docentes.

Dos 1,9 milhão de docentes da rede pública no país, 600 mil não têm graduação ou trabalham em áreas diferentes das suas licenciaturas. O censo identificou que, dentre esses, 119.323 professores concluíram o ensino fundamental ou médio, mas não têm habilitação para o exercício do magistério.

As informações fazem parte do Censo Escolar 2007 e só agora são divulgadas. Segundo o ministro, o censo foi trabalhoso porque a escola tinha que informar dados específicos de cada professor, como número de turmas e tipo de formação. Os dados do censo estarão disponíveis no site do Inep a partir das 18h desta quinta-feira (28).

“O quadro obtido pelo censo é mais ou menos o esperado. A novidade do censo deste ano é a ferramenta que permitiu identificar a necessidade de formação de cada professor e elaborar o plano estratégico de cada estado”, disse o ministro.

As mulheres são maioria se consideradas todas as etapas da educação básica e representam 81,6% da rede, somando 1.542.925. A distribuição por idade revela que 68% dos docentes têm mais de 33 anos de idade e que 55% estão na faixa de 30 a 45 anos.


Em relação à cor, os resultados do censo mostram que, na Região Sudeste, 50,5% dos professores são brancos, enquanto nas Regiões Norte e Nordeste, eles representam somente 7,6% e 12%, respectivamente.

Por etapa

Nas creches do país, 82,2% dos 95.643 professores têm a formação mínima exigida por lei: 45% possuem magistério e 37,2% têm licenciatura. Na pré-escola, dos 240.543 docentes, 86,9% têm a formação exigida.


Em relação aos professores que lecionam nos primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 4ª série e 1º ao 5º ano), que são 685.025, 87,3% têm curso superior com licenciatura ou magistério.


A situação mais crítica em relação à formação de professores encontra-se nos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano), em que 26,6% dos 736.502 docentes não têm a habilitação legal exigida para as séries, que é o curso superior com licenciatura.


No ensino médio, 87% dos 414.555 professores apresentam a escolaridade mínima para dar aula, que também é o curso superior com licenciatura. Uma particularidade sobre a formação chama a atenção sobre os professores de física: a maioria tem formação em matemática. Dos 44.566 que dão aula de física, 15.170 são matemáticos _número maior do que os 12.355 professores com formação em física.

Concurso

Outra medida para tentar valorizar o magistério é a criação de um concurso nacional para ingresso na carreira. A prova deverá ser aplicada no primeiro semestre de 2010. A proposta do Ministério da Educação é montar um banco de professores aprovados no exame, no qual as redes estaduais e municipais poderão se basear para fazer a contratação.


“Alguns locais, especialmente os mais pobres, têm dificuldades em fazer concurso. Com isso, criaremos um padrão nacional. Quem quiser contratar terá acesso ao desempenho dos professores e poderá fazer convite de trabalho, conforme a ordem de classificação”, afirma Haddad.

FONTE: PORTAL www.g1.com.br

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