terça-feira, 5 de maio de 2009

BOAL - O GRANDE ATOR SE FOI

NOSSO ADEUS A AUGUSTO BOAL

O dramaturgo brasileiro Augusto Boal, Embaixador Mundial do Teatro da UNESCO, faleceu no Rio de Janeiro aos 78 anos, no dia 2 último, de insuficiência respiratória, segundo seus familiares. O fundador do “Teatro do Oprimido”, um revolucionário método de criação e encenação teatral, sofria de leucemia e estava internado, em virtude de problemas respiratórios.

Augusto Boal esteve no Cariri em abril de 1988, na cidade de Barbalha-CE, ministrando curso de teatro a convite do Grupo Artístico-Cultural Poesia, Vida & Sangue, então presidido pelo ator e dramaturgo Cacá Araújo. O projeto teve o apoio da URCA (Reitor: prof. José Teodoro Soares); Prefeitura de Barbalha-CE (Prefeito: prof. João Hilário Coelho Correia); Prefeitura de Santana do Cariri (Prefeito: prof. Plácido Cidade Nuvens). Participaram diversos atores, diretores de teatro e dramaturgos do Ceará, dentre eles citamos Oswald Barroso, Cacá Araújo, Rejane Reinaldo, Jean Nogueira, Ricardo Correia, Orleyna Moura, Marcos Carvalho, Gênes de Alencar, José Wilton “Dedê”, Edmar Soares, Alemberg Quindins e Adriana Pinheiro.

Entre 1971 e 1980, Boal escapou da perseguição do regime militar brasileiro e viveu exilado na Argentina, Estados Unidos e França, onde ensinou suas técnicas na Universidade de Sorbonne. Criou e desenvolveu teoria e técnica teatral que converte o espectador em parte ativa da ação dramática. Em março deste ano recebeu o título de “Embaixador Mundial do Teatro” outorgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A comunidade teatral do Cariri e do Ceará sente profundamente a perda de um dos mais importantes homens de teatro do mundo contemporâneo.




Cacá Araújo
Folclorista, Dramaturgo, Ator e Diretor de Teatro
Diretor da Cia. Cearense de Teatro Brincante
Crato-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário