quarta-feira, 13 de maio de 2009

MAIS NOVIDADES SOBRE O ENEM

13/05/09 -

Reitores já definiram conteúdo do novo Enem, diz ministro da Educação

Dirigentes aprovaram matriz de habilidades do Enem.
Haddad diz que ideia é fazer dois exames por ano.

Diego Abreu Do G1, em Brasília

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras nesta quarta-feira (13) (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (13) que os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovaram por unanimidade a matriz de habilidades que serão incluídas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A matriz é uma espécie de guia que orienta a elaboração dos itens da prova.

De acordo com o ministro, também ficou definido entre o MEC e os reitores que um modelo de prova do novo Enem será divulgado “o quanto antes” para que os estudantes possam se preparar. Ele não soube precisar quantas universidades devem aderir ao novo vestibular, mas antecipou que a ideia é aplicar pelo menos duas provas por ano, apesar da questão orçamentária. Segundo Haddad, ficou definido que haverá provas de língua estrangeira.

Segundo Haddad, “a partir deste momento, se inicia um processo de reforma curricular do ensino médio." O documento que vai especificar o conteúdo do vestibular unificado deverá ser divulgado nesta quinta-feira (14), após ser apresentado ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). “Amanhã [quinta-feira] à tarde, o documento estará disponível no portal do MEC”, prometeu o ministro.

“É uma matriz de habilidades com conteúdos tradicionais do ensino médio. Não se está reinventando nada, até em respeito aos alunos que estão concluindo o ensino médio”, disse Haddad. “Não se trata de esvaziar o ensino médio dos conteúdos, mas abordá-los de forma a privilegiar a capacidade de raciocínio, de integração das áreas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário