quarta-feira, 10 de junho de 2009

GREVE: OU VAI OU RACHA !!!

Rede estadual

Pais e estudantes confusos

Escolas vazias. Pais e estudantes confusos. Desde que a greve foi declarada ilegal, o Sindicato Apeoc orienta a sua suspensão.

O POVO visitou quatro escolas e nenhuma havia retomado as aulas

Lucinthya Gomes
da Redação
10 Jun 2009 - 00h47min

O POVO estavam com salas vazias (Foto: Talita Rocha) " t " id="lkImg"> O POVO estavam com salas vazias (Foto: Talita Rocha) " href="http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/img/884134_not_fot.jpg" target=""_blank"" title=""Escolas visitadas pelo O POVO estavam com salas vazias (Foto: Talita Rocha) "" style="width: 300pt; height: 201pt; visibility: visible;" o:button="t">

Várias escolas estaduais continuam sem aula. O Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) tem orientado a suspensão da greve, para que os professores voltem às aulas desde segunda-feira. A suspensão ocorreu após o Apeoc receber notificação oficial de ilegalidade da greve, declarada no fim da última sexta-feira pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Francisco Chagas Barreto Alves. Ontem, O POVO visitou quatro escolas estaduais e elas estavam com salas vazias.

Segundo Penha Alencar, da Apeoc, as aulas estão sendo retomadas aos poucos, à medida que os professores vêm tomando conhecimento da suspensão da greve. Pela liminar, a multa diária em caso de descumprimento é de R$ 100 para cada professor e de R$ 10 mil para o sindicato. De acordo com Penha Alencar, a Apeoc já pediu o agravo de instrumento, ou seja, a derrubada da liminar. Enquanto isso, Penha destaca que várias escolas já retomaram as aulas, como é o caso do Liceu do Ceará, de escolas de Baturité e do Cariri.

A suspensão da greve ainda gera dúvidas entre professores, pais e alunos. Nas escolas visitadas pelo O POVO, havia professores afirmando que a volta às aulas aconteceria apenas após a assembleia de hoje. Outros compareceram às escolas, mas não havia alunos. Além disso, pais e estudantes têm ligado para as unidades para se informar sobre o dia do retorno. Penha informa que, em cumprimento à liminar, a assembleia de hoje, no Ginásio Aécio de Borba é de professores da rede municipal. “A assembleia é só do Município. O movimento do Estado está suspenso”, disse, reforçando que os professores voltem às atividades.

A Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, no Bairro de Fátima, é uma em que as aulas não foram retomadas. De acordo com o coordenador escolar, Weyne Barbosa, todos os dias a unidade recebe ligações de pais e alunos para saber quando será o retorno das atividades. “Alguns reclamam e outros compreendem. A gente informa que os alunos não serão prejudicados, porque terão direito aos 200 dias letivos deles.”

No Instituto de Educação do Ceará, no Bairro de Fátima, também não teve aulas ontem. “Vieram três professores dar aula, mas não tinha aluno”, disse um dos gestores do Instituto, Francisco José, s conhecido como Franzé.

Na Vila União, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Coronel Professor José Aurélio Câmara e a Escola de Ensino Fundamental General Manoel Cordeiro Neto estavam sem aula. Na primeira, um funcionário está informando os alunos que as aulas retornam na segunda-feira. Na segunda, um grupo de professores esteve no local. Conforme a professora Cândida Mavignier, os alunos estão sendo orientados que as aulas serão retomadas na sexta-feira. A professora Suzete Pinheiro acrescenta que o grupo esteva na escola motivado pelas notícias dos jornais

fonte: JORNAL O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário