terça-feira, 16 de junho de 2009

OPINIÃO

Educação e cidadania

Na vida, sempre há períodos de calmaria, de incerteza e de mudança. Para os mais apáticos, um movimento grevista pode nos levar a momentos inquietantes e traumáticos. Para os mais ativos, uma greve fortalece o companheirismo e enriquece o conhecimento. Essa é a ocasião em que as pessoas se revelam e revelam também o seu projeto político-pedagógico.

Após quase onze anos na educação, pelo menos uma verdade posso aqui assegurar: poucas coisas me surpreenderam tão positivamente, quanto a união, solidariedade e determinação demonstradas pelos professores do Liceu do Crato. Refiro-me a um grupo de profissionais que, em sua grande maioria, anima e debate, com igual franqueza e objetividade, os assuntos mais corriqueiros e os mais dolorosos também.

Espero que o exemplo do Liceu do Crato sirva para aqueles que gostariam de defender a melhoria da educação e não encontram forças para tanto. Afinal, quando o professor desiste de buscar o melhor para os outros e para si, ele perde o encantamento que anima sua profissão. Então, aqueles que o tem como referencial, passam a experimentar exemplos adversos.

PROFESSOR: Eldinho Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário