Criança na pré-escola tem 32% mais chances de terminar ensino médio
Dado é do ministro Fernando Haddad, durante conferência no Rio.
Retorno é de US$ 2 para cada dólar investido em crianças de 0 a 3 anos.
Alícia Uchôa Do G1, no Rio
Apesar de crianças e adolescentes serem, historicamente, o centro das atenções de projetos sócio-educativos, estudos recentes vêm mostrando que é cada vez mais importante investir em crianças de 0 a 3 anos, na chamada primeira infância.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, de acordo com dados do ministério, crianças que frequentam a pré-escola têm 32% mais chance de terminar o ensino médio. Haddad disse ainda que se o país mantiver o número de matrículas nessa faixa etária, a previsão é que a pré-escola seja universalizada em 2014.
“A gente percebe que o problema só aparece aos 15 anos, mas ele já está marcado aos 3 ou aos 6. Se quisermos mudar isso, vamos ter que fazer esse caminho de volta e pensar na pré-escola, na educação de 0 a 3, e, sobretudo, na alfabetização”, disse ele, durante a Conferência Global sobre Desenvolvimento da Primeira Infância, que acontece até o próximo dia 19 num hotel no Rio de Janeiro.
US$ 2 de retorno para cada dólar investido
Além de resultados no futuro estudante, o impacto é também econômico, diz o Banco Mundial. “No Brasil, para cada dólar investido na primeira infância, temos um retorno de US$ 2”, afirmou Mary Young, representante do órgão internacional.
“No Brasil, existem quase 20 milhões de crianças de 0 a 6 anos. É fundamental o investimento nessa faixa etária”, completou Makthar Diop, diretor do Banco Mundial para o Brasil.
Creches só para crianças com mais de 3 meses
No mesmo evento, a secretária municipal de Educação anunciou que planeja trazer para o Rio o programa Primeira Infância Melhor, já adotado no Rio Grande do Sul. “Ainda estamos desenhando como vai ser a versão carioca. Mas pretendemos nos aliar à Secretaria de Saúde fazendo um trabalho nas creches e nas famílias, aproveitando a estrutura do Programa Saúde Na Família”, explicou Claudia Costin.
Segundo ela, a ideia é que as creches tenham mais professores formados, com papel fundamental na formação da criança. “O projeto prevê também que as creches não aceitem crianças com menos de três meses. Todos os estudiosos da área afirmam que esse período é fundamental para o vínculo entre mãe e filho”, disse a secretária.
FONTE: www.g1.com.br
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