15/04/09 - 12h53 - Atualizado em 15/04/09 - 13h40
Estudantes entregam manifesto à Secretaria da Educação de SP
Manifestantes seguiram a pé da Av. Paulista à Praça da República.
Entidades defendem proposta do ‘Enem seriado’.
Manifestantes em frente à Secretaria da Educação (Foto: Silvia Ribeiro/G1)
Durou cerca de 20 minutos o encontro entre representantes da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo e uma comissão de estudantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que marcou o fim de um protesto, nesta quinta-feira (15).
Os jovens chegaram ao prédio da secretaria no fim da manhã, depois de uma caminhada de cerca de uma hora e meia entre a Avenida Paulista e a Praça da República. Eles queriam falar com o secretário Paulo Renato, mas foram recebidos por assessores e deixaram apenas um manifesto chamado "Sou mais educação". O titular da pasta estaria envolvido em outras atividades e, por isso, não participou do encontro.
Policiais reforçaram segurança de prédio (Foto: Silvia Ribeiro/G1)
Os manifestantes se reuniram no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, por volta das 10h. O objetivo era defender o fim do vestibular tradicional e a substituição pelo “Enem seriado”, em que o exame seria adotado ao final de cada um dos três anos do ensino médio. No início do protesto, a Polícia Militar estimava a presença de 1,5 mil estudantes.
Eles seguiram, a pé, até a Praça da República. Quando chegaram, a Secretaria Estadual da Educação estava com portões fechados e policiais reforçando a segurança. Representantes da pasta conversaram com os estudantes e concordaram em receber uma comissão formada por sete jovens.
Os estudantes ameaçaram entregar um dossiê sobre a gestão de Paulo Renato no Ministério da Educação, mas desistiram depois que a equipe da secretaria decidiu receber a comissão.
Proposta tímida
A mudança no Enem está entre os assuntos discutidos no protesto. Ismael Cardoso e Lúcia Stumpf, presidentes da Ubes e UNE, respectivamente, classificam a proposta do Ministério da Educação como “tímida” e “limitada”. Segundo eles, que defendem o “Enem seriado”, não basta substituir o vestibular tradicional pelo novo Enem.“A ideia é pegar o filme do estudante e não a foto. A melhoria do vestibular tem que estar casada com a melhoria do ensino médio”, diz Ismael Cardoso. De acordo com ele, a aplicação do exame de modo seriado também ajudaria a aprimorar o ensino médio. Lúcia Stumpf também pede aumento da verba do MEC à assistência estudantil, uma vez que se acredita que a
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